Refletindo o ensino da Língua
O Brasil vive hoje uma diversidade econômica refletida em toda a sociedade, diversidade esta, que vem afastando as pessoas de diferentes classes sociais e obrigando-as ase agruparem em pequenos grupos que se distinguem pela linguagem que usam: uns falam gírias, outros, por influêcia da tv,falam o que acham que está na moda.
Diante de tantas diversidades,está o ensino, a escola.Ela vem sofrendo várias mudanças a cada dia,e consequentemente atingindo seus alunos.
No Brasil está havendo uma melhora significativa nas condições físicas das escolas publicas, porém vários problemas (fantasmas)parece que nunca acabarão,tais como: professores disenteressados e incapazes,os quais, infelismente ainda são uma grande parte da categoria.Aliado a isso,um ensino antigo,que não leva em conta os interesses da comunidade onde o aluno esta inserido.Falta aos professores, estimúlos los para buscarem novos conhecimentos.Somando-se a isso tudo,a falta de professores não só de qualidade mas também,de humanização,pois para lidar com seres humanos é preciso entender seus problemas,suas dificuldades,suas diferenças,ou seja,é preciso ser humano.
De acordo com Geraldi,a condição financeira de cada individuo influência na formação da língua de cada um, haja visto que a construção de escolas estruturamente boas não significa ensino de qualidade,pois muitas delas encontram-se localizadas em áreas de economia elevada,enquanto aos menos favorecidos só lhes restam um modelo de ensino arcaico,onde o professor é o único detentor do saber e nunca ouve os alunos e,consequentemente,alunos que nuca falam e nem os ouve.
Para que os alunos passem a ter uma melhor educação é necessário que haja condiçoes especiais de ensino,que facilitem e intensifiquem a aproximação do alunado com o professor, que a escola ofereça atividades constantes e atraentes de leitura capaz de dispertar o interesse do aluno pela leitura.
A escola precisa deixar de ter uma estrutura estática e passar a transmitir conhecimento de forma dinâmica e discursiva,onde o aluno passe a interagir.Também precisa deixar de lado a antiga visão de que o professor é o dono do saber e passar a vê-lo como mediador,isto é,um facilitador de aprendizagem entre o aluno e o conhecimento.Uma escola mais proxima da realidade do aluno à tornará muito mais atraente e interessante.
Diante de tantas diversidades,está o ensino, a escola.Ela vem sofrendo várias mudanças a cada dia,e consequentemente atingindo seus alunos.
No Brasil está havendo uma melhora significativa nas condições físicas das escolas publicas, porém vários problemas (fantasmas)parece que nunca acabarão,tais como: professores disenteressados e incapazes,os quais, infelismente ainda são uma grande parte da categoria.Aliado a isso,um ensino antigo,que não leva em conta os interesses da comunidade onde o aluno esta inserido.Falta aos professores, estimúlos los para buscarem novos conhecimentos.Somando-se a isso tudo,a falta de professores não só de qualidade mas também,de humanização,pois para lidar com seres humanos é preciso entender seus problemas,suas dificuldades,suas diferenças,ou seja,é preciso ser humano.
De acordo com Geraldi,a condição financeira de cada individuo influência na formação da língua de cada um, haja visto que a construção de escolas estruturamente boas não significa ensino de qualidade,pois muitas delas encontram-se localizadas em áreas de economia elevada,enquanto aos menos favorecidos só lhes restam um modelo de ensino arcaico,onde o professor é o único detentor do saber e nunca ouve os alunos e,consequentemente,alunos que nuca falam e nem os ouve.
Para que os alunos passem a ter uma melhor educação é necessário que haja condiçoes especiais de ensino,que facilitem e intensifiquem a aproximação do alunado com o professor, que a escola ofereça atividades constantes e atraentes de leitura capaz de dispertar o interesse do aluno pela leitura.
A escola precisa deixar de ter uma estrutura estática e passar a transmitir conhecimento de forma dinâmica e discursiva,onde o aluno passe a interagir.Também precisa deixar de lado a antiga visão de que o professor é o dono do saber e passar a vê-lo como mediador,isto é,um facilitador de aprendizagem entre o aluno e o conhecimento.Uma escola mais proxima da realidade do aluno à tornará muito mais atraente e interessante.
Discente: Francisca, Maura, Jaisse, Nivercina, Gicelia, Claudia e Queila Monique.
Muito interessante o texto do grupo, que o professor deve mudar o modo como passa os seus conhecimentos procurar sempre inovar sua metodologia para poder alcançar e resolver as demandas dos alunos em relação à aprendizagem.
ResponderExcluirpois é.No Brasil as escolas tem melhorado muito no aspecto fisico meis ainda existe muitos professores que trabalham apenas pelo salário.Muito bom otexto do grupo parabéns!!!!!!
ResponderExcluirCom certeza. O professor não está na escola só para ensinar mas para aprender com os alunos a cada dia.Não descriminando se determinado aluno fala certo ou errado, fazendo o seu papel de professor com amor e carinho, levando ao aluno a saber que existem várias formas de linguagens nos mais diversos cantos do mundo e que devemos respeitá-las.
ResponderExcluirgostei!o tema foi bem esplicado pois muitos professores não da o direito do aluno se expressar quando ele pede a fala sobre determinado assunto que ele leu ou ouviu . o professor tem que da chance para os alunos perder o medo de falar em publìco,e se expressar em qualquer lugar.
ResponderExcluirParabéns pelo texto meninas. Realmente o prefessor tem que ser mediador, facilitador da aprendizagem entre o aluno e o conhecimento,o professor deve estar disposto a ensinar e apreder, desenvolvendo um elo de unidade entre professor, aluno, escola e familia.
ResponderExcluirO texto ficou muito bom!
ResponderExcluirMuitos professores dão sua vida na sala de aula, exitem muitas escolas com uma boa estrutura...porém os alunos não "querem" nada com a vida, e ai se torna muito difícil de se trabalhar em uma sala de aula assim... O professor se esforça, mais ainda falta o incentivo dos pais, da família!
Esperamos que a educação seja mais RESPEITADA!
Apesar de termos escolas com boas estruturas, é preciso que os professores se interessam mais pela profissão que exerce,e que passem a entender as dificuldades dos seus alunos,só assim teremos uma educação de qualidade e não apenas escolas.
ResponderExcluirConcordo quando falam sobre ainda "alguns Problemas fantasmas", que acontecem nas escolas fazendo com que o ensino continue sendo desvalorizado. Não basta escolas, mas um ensino de qualidade que atenda as expectativas dos alunos e da comunidade.
ResponderExcluir