Esse blog foi criado pela solicitação da professora Kátia leite da disciplina de Pratica pedagógica, do curso de LETRAS DA UNEB campos XVI Irecê-Ba, e tem por finalidade compartilha minhas experiências discentes, que tem importância para minha formação profissional.

Refletindo o ensino da língua

 

Refletindo o ensino da Língua

O Brasil vive hoje uma diversidade econômica refletida em toda a sociedade, diversidade esta, que vem afastando as pessoas de diferentes classes sociais e obrigando-as ase agruparem em pequenos grupos que se distinguem pela linguagem que usam: uns falam gírias, outros, por influêcia da tv,falam o que acham que está na moda.
Diante de tantas diversidades,está o ensino, a escola.Ela vem sofrendo várias mudanças a cada dia,e consequentemente atingindo seus alunos.
No Brasil está havendo uma melhora significativa nas condições físicas das escolas publicas, porém vários problemas (fantasmas)parece que nunca acabarão,tais como: professores disenteressados e incapazes,os quais, infelismente ainda são uma grande parte da categoria.Aliado a isso,um ensino antigo,que não leva em conta os interesses da comunidade onde o aluno esta inserido.Falta aos professores, estimúlos los para buscarem novos conhecimentos.Somando-se a isso tudo,a falta de professores não só de qualidade mas também,de humanização,pois para lidar com seres humanos é preciso entender seus problemas,suas dificuldades,suas diferenças,ou seja,é preciso ser humano.
De acordo com Geraldi,a condição financeira de cada individuo influência na formação da língua de cada um, haja visto que a construção de escolas estruturamente boas não significa ensino de qualidade,pois muitas delas encontram-se localizadas em áreas de economia elevada,enquanto aos menos favorecidos só lhes restam um modelo de ensino arcaico,onde o professor é o único detentor do saber e nunca ouve os alunos e,consequentemente,alunos que nuca falam e nem os ouve.
Para que os alunos passem a ter uma melhor educação é necessário que haja condiçoes especiais de ensino,que facilitem e intensifiquem a aproximação do alunado com o professor, que a escola ofereça atividades constantes e atraentes de leitura capaz de dispertar o interesse do aluno pela leitura.
A escola precisa deixar de ter uma estrutura estática e passar a transmitir conhecimento de forma dinâmica e discursiva,onde o aluno passe a interagir.Também precisa deixar de lado a antiga visão de que o professor é o dono do saber e passar a vê-lo como mediador,isto é,um facilitador de aprendizagem entre o aluno e o conhecimento.Uma escola mais proxima da realidade do aluno à tornará muito mais atraente e interessante.




8 comentários:

  1. Muito interessante o texto do grupo, que o professor deve mudar o modo como passa os seus conhecimentos procurar sempre inovar sua metodologia para poder alcançar e resolver as demandas dos alunos em relação à aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. pois é.No Brasil as escolas tem melhorado muito no aspecto fisico meis ainda existe muitos professores que trabalham apenas pelo salário.Muito bom otexto do grupo parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza. O professor não está na escola só para ensinar mas para aprender com os alunos a cada dia.Não descriminando se determinado aluno fala certo ou errado, fazendo o seu papel de professor com amor e carinho, levando ao aluno a saber que existem várias formas de linguagens nos mais diversos cantos do mundo e que devemos respeitá-las.

    ResponderExcluir
  4. gostei!o tema foi bem esplicado pois muitos professores não da o direito do aluno se expressar quando ele pede a fala sobre determinado assunto que ele leu ou ouviu . o professor tem que da chance para os alunos perder o medo de falar em publìco,e se expressar em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto meninas. Realmente o prefessor tem que ser mediador, facilitador da aprendizagem entre o aluno e o conhecimento,o professor deve estar disposto a ensinar e apreder, desenvolvendo um elo de unidade entre professor, aluno, escola e familia.

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou muito bom!
    Muitos professores dão sua vida na sala de aula, exitem muitas escolas com uma boa estrutura...porém os alunos não "querem" nada com a vida, e ai se torna muito difícil de se trabalhar em uma sala de aula assim... O professor se esforça, mais ainda falta o incentivo dos pais, da família!
    Esperamos que a educação seja mais RESPEITADA!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de termos escolas com boas estruturas, é preciso que os professores se interessam mais pela profissão que exerce,e que passem a entender as dificuldades dos seus alunos,só assim teremos uma educação de qualidade e não apenas escolas.

    ResponderExcluir
  8. Concordo quando falam sobre ainda "alguns Problemas fantasmas", que acontecem nas escolas fazendo com que o ensino continue sendo desvalorizado. Não basta escolas, mas um ensino de qualidade que atenda as expectativas dos alunos e da comunidade.

    ResponderExcluir